quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fran ... Fran... Fran...^^




Oii gente, lá vamos nós novamente!

Vamos falar hoje sobre a descoberta de mais uma pessoa que é Otaku, o nome dele é Francisco Marotto Avelaneda, mais conhecido como Fran, e tem 17 anos.

Porque escolhemos falar dele? A resposta simples, o Fran tem além de adorar animes e mangás, ele freqüenta também o Anime Friends e outros eventos.

Só que nosso amigo tem uma característica muito pessoal... Que com certeza não influencia em nada ao freqüentar algum evento, já ele como qualquer outro otaku tenta ir em todos os eventos e de preferência sempre tenta ir fantasiado. A fantasia que o Fran mais gosta é uma que a própria mãe fez, de Mário.

É viciado em animes há bastante tempo, começou assistindo a desenhos na televisão e também com uma grande influencia da família e de amigos que também gostam bastante dos animes e mangás.

No próximo post vamos dar uma comentadinha de uma exposição que o pai do Fran fez sobre animes e mangás.

Até lá.


terça-feira, 8 de junho de 2010



Ola pessoal como vocês devem ter visto no post “Perfil de um otaku”, o mesmo gosta muito de incrementar algumas palavras em japonês no que ele fala...
Então ai vai algumas palavras mais faladas por otakus:



- Nani: O que?
- Ko: Criança.
- Migi: Direita.
- Hidari: esquerda.
- Ue: acima.
- Shjito: Abaixo.- Naka: Centro.
- Me: Olho.
- Kuchi: Boca.
- Te: mão.
- Hana: nariz.
- Kokoro: coração.- Onegai Shimasu: Por favor.
- Dõzo: Pode fazer.
- Sõ Dezu: É verdade.
- Wakarimasen: não entendi.
- Sumimasen: Desculpe.
- Aai: Amor.- Aishiteru: Eu te amo.
- Akuma: Diabo.
- Ame: Chuva.
- Anata: Você.
- anime: Desenho em japonês.
- Arigatou: Obrigado.- Ashita: Amanhã.
- Asobu: Brincar.
- Asobimasho!: vamos nos divertir! Vamos brincar!
- Atarashii: Novo.
- Atashi: Eu ( usado normalmente por garotas).

Anime e Mangá o que será? =O

Olá pessoal!!!


Muitas pessoas sabem que Anime e Mangá tem uma diversidade bastante grande pelo mundo, mas poucos sabem disso ou menos ainda sabem o que realmente significa Anime e Mangá, vamos a uma explicação simplificada?

Anime é uma palavra utilizada para definir os desenhos animados de origem japonesa e todos os produtos que são relacionados a esses desenhos. No Japão significa qualquer desenho animado.

Tradicionalmente o anime é desenhado à mão, mas com a evolução tecnológica, muitos animes passaram a ser criados através de computadores.

É mais conhecido no Japão, porém já faz muito sucesso pelo mundo, incluindo Brasil. Atualmente as animações estão sendo feitas não só como desenhos animados, mas também como filmes e jogos de vídeo games.

Os temas das animações são bem variados, desde aventuras, lutas, entre outros. Uma importante característica dos animes é que a maioria mostra uma visão futurista da vida, com robôs, veículos voadores, etc.

Exemplos dos animes mais conhecidos:

- Digimon

- Dragon Ball

- Astro Boy

- Doraemon

- Ghost Stories

- Kaleido Star

- Medabots

- Naruto

- Noir

- Pokémon

- Samurai Champloo

- Sonic X

- Sakura card captors


Mangá é a junção dos ideogramas MAN (humor) e GÁ ( grafismo), e quando a traduzimos para o português podemos interpretá-la como caricatura o desenho engraçado.

Usada para definir historias em quadrinhos de origem japonesa, que ao contrario dos convencionais sua leitura é feita de trás para frente.

Por conterem um tamanho maior do que as historias em quadrinhos que conhecemos, seus enredos são completos e bastante desenvolvidos, podendo dar ênfase na expressão dos personagens deixando paginas apenas para um desenho.

Essa palavra já se tornou uma definição de estilo, forma de desenhar histórias em quadrinhos, um visual tipicamente japonês dando espaço aos personagens com traços ocidentais.

O mangá também saiu do papel e foi parar nas telas de cinema, televisão transformando- se em anime. Nos mais diversificados temas, abaixo mostramos a definição de alguns:


Tipos e gêneros de anime ou manga:


- Shoujo (voltado para o publico feminino jovem);

- Magical Girl (Maho sôjo ou machou shoujo, caracterizado por garotas com poderes mágicos);

- Shoujo – ai (romance entre personagens femininos);

- Shounen – ai (romance por personagens masculinos);

-Shoumen (São voltados para o publico masculino jovem);

- Josei (animes voltados para adultos e adolescentes femininos);

- Kodomo (japonês para “crianças”. São voltados para crianças menores);

- mecha (animes caracterizados por robôs gigantes);

- ecchi (japonês para “idecente”. O nome originou – se da letra “H” em inglês. Contem humor sexual bem moderado);

-Hentai (japonês para “anormal” ou pervertido, usado para descrever animes pornográficos. No entanto no Japão os termos usados são “PORUNO” ou “ERRO”);

- Kemono (Personagens antropomórficos);

- Futanari (É um Hentai com Personagens Hemafroditas);

- Loli- con (meninas menores de idade em situações sexuais ou de nudez);

- Shota- con (adulto do sexo masculino sente-se atraído por um garoto mais novo.);

- Yaoi (o foco em relações homossexuais entre dois homens e tem geralmente o público feminino como alvo);

- Yuri (descreve relações românticas entre mulheres. “Amor de meninas”);

- Bishounen (japonês para “garoto bonito”, termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos bonitos);

- Bishoujo )japonês para “garota bonita”, termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas bonitas);

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mas o que é Cosplay?


Olá Pessoal,

Bom, estamos aqui para explicar um pouquinho do que realmente é o Cosplay...

Cosplay significa a junção das palavras costume (traje, fantasia) e roleplay (brincadeira, interpretação). Isso representa na verdade um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens de TV, animes, mangás, jogos de vídeo game, livros, séries, filmes e desenhos animados.

É a forma dos fãs poderem homenagear os seus Heróis preferidos, fantasiando- se e comparecendo a eventos especializados. Nos eventos organizados para Cosplayers acontecem votações para as melhores fantasias, imitações dos personagens na postura, falas e poses típicas.

Existe até mesmo uma Cosplay Stores que são lojas especializadas em confecções de roupas para cosplay. E para que não tem como gastar muito dinheiro há pessoas que constroem suas próprias fantasias com pequenos objetos, pedaços de pano, acessórios e um pouco de imaginação.

Recentemente esses fãs conquistaram um grande espaço pelo mundo, em São Paulo conquistaram um espaço só para eles na Virada Cultural e em diversos eventos que ocorrem por todo o mundo. Principalmente porque animes, mangás e os games estão mais presente no dia a dia dos japoneses, onde são encontradas as melhores fantasias de cosplays.

Agora, vendo as imagens e sabendo dessas novidades quem não ficou com uma vontadezinha de visitar um desses eventos para experimentar a sensação de estarem em mundo de super heróis e “desenhos” nesse universo paralelo?







terça-feira, 1 de junho de 2010

Perfil de um Otaku

Você que quer saber um pouco mais como um otaku se veste, comporta, fala ou até mesmo como é o seu quarto? Então fique atento nas dicas abaixo:

1º Vestimenta:

-Não é facil identificar um otaku pelo roupa, já que normalmente ele pode estar carregando dentro de uma mochila revistinhas de mangás;
-Ele pode ter diversos chaveiros de anime e manga na sua mochila;
-Certamente se estiver vestido de cosplay vai ser um otaku;
- Normalmente Otakus vestem camisas com estampa de anime ou mangá;

2º Comportamento:

-Se em meio da multidão ou publico ficar fazendo "poses" esquisitas ou brincar de dar super poderes, com torda certeza é um otaku.

3º Modo de falar

-Otaku gosta muito de incrementar algumas palavras em japonês no que ele fala...

4º Quarto de um Otaku:

-Poster de anime/mangá ou algo da cultura japonesa;
-mangá espalhado por todo lado;
-Bonecos de anime;
-DVD's de anime;
-Wallpaper de anime ou manga;
-Roupas ou acessórios de cosplay;

Ai fica algumas dicas sobre Otakus^^...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Visão de um otaku.

Humberto – 17 anos – conhecido por shion.

“Sou otaku... Ser um otaku é ter sua própria liberdade, pois todos nós estamos juntos a um principio não importa se somos pagodeiros, reggeiros, rockeiros, enfim, não temos preconceito quanto a isso, não temos preconceito algum... Nossa tribo é ‘light’... Temos nossos próprios princípios nos inspi

ramos em animes e mangás... Caracterizamos-nos de acordo com o personagem que identificamos e gostamos, assim buscando ficar o mais real possível... A minha fantasia chegou a R$280,00... como não trabalho foi bancada pelos meus pais... A caracterização acontece só em eventos... e quando nos reunimos fora disso não vamos a caráter... Há quem pensa que só falamos de animes, mangás e vídeo game mais não, falamos de outros assuntos com o assunto do momento ‘lady Gaga’... Alguns Otakus são viciados por vídeo game... Eu sou um deles... O vídeo game me tira da realidade turbulenta...”



Priscila – 26 anos – Formada em Direito

Jefferson – 19 anos – Estudante.

“Otaku são fãs de anime e cultura japonesa em geral... Nós fazemos cosplay e vamos em eventos de anime... Nos consideramos um pouco otaku, pois curtimos isso não ao extremo, mas curtimos... Colocamos fantasias de acordo com o personagem que gostamos; não precisa ser necessário personagens de manga ou anime, pode ser de seriados, filmes, desenhos americanos...”


O que é otaku?

No Japão e no Ocidente os significados de Otakus são parecidos e ao mesmo tempo distorcidos. No Japão o termo é usado para designar um fã por um determinado assunto, qualquer que seja. “No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer”. Já no Ocidente a palavra “Otaku” soa como uma gíria para rotular fãs de animes e mangas.
A palavra “otaku” foi popularizada pelo humorista e cronista Akio Nakamori. Vendo que a palavra era muito utilizada pelos Fãs de animes Akio a popularizou em 1989, quando a utilizou em um de seus livros, M no jidai, que tinha por finalidade descrever um assassino em série que descobriu ser obcecado por animes e mangas pornográficos, e que recriava as histórias estuprando jovens garotas.
No Brasil antes da palavra Otaku se popularizar com um “hobby”, o termo introduzido pela colônia japonesa se dava no seu sentido original a um “tratamento respeitoso na segunda pessoa, literalmente sua casa e sua família”. Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis (qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar temporariamente em outra região ou país), ocorrida no final da década de 80, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou. A popularização do termo, e em certa medida até mesmo dos animês e dos mangás no país se deu graças à primeira revista especializada de animes e mangás no Brasil — a Animax.
Por fim, agora no século XXI há quem diga que ser otaku é tomar “muppy” e assistir Naruto, mas não é bem assim; quem se expressa dessa maneira alem de estar enganado se da a uma mente totalmente “ignorante” a respeito do termo Otaku.Um Otaku adora assistir diversos animes, costuma ler vários mangas e adora discutir sobre os mesmos fundamentando suas respostas. Nunca deixam de ver/ler um clássico; adora cultura oriental e suas vertentes. Há quem ache que poucas pessoas se interessam ao assunto, quem provavelmente pensa assim está muito enganado, existem diversas convenções de otakus que chegam a reunir milhões de pessoas para conversar sobre o que eles mais gostam, animes e mangas, e há fãs que levam muito mais a sério essas convenções; por incivil que pareça esses fãs vão a caráter do personagem que os mesmos se identificam, os famosos cosplay.



segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ola!!
Hoje em dia, tem - se falado com muito mais freqüência a respeito do Otaku.
M
as será que você realmente sabe o que é isso? De onde surgiu? Como é praticado? Qual é o real interesse e todos os esforços feitos por esses seguidores? Uma Obsessão? Um modo de vida?
Enfim, a propagação cada vez maior do termo tem provocado distorções em seus significados. Muitas

pessoas se denominam Otakus sem nem ao menos saber o que é.
Portanto, para conhecer melhor esse estilo; Sejam Bem Vindos ao Mundo Otaku!