
No Japão e no Ocidente os significados de Otakus são parecidos e ao mesmo tempo distorcidos. No Japão o termo é usado para designar um fã por um determinado assunto, qualquer que seja. “No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer”. Já no Ocidente a palavra “Otaku” soa como uma gíria para rotular fãs de animes e mangas.
A palavra “otaku” foi popularizada pelo humorista e cronista Akio Nakamori. Vendo que a palavra era muito utilizada pelos Fãs de animes Akio a popularizou em 1989, quando a utilizou em um de seus livros, M no jidai, que tinha por finalidade descrever um assassino em série que descobriu ser obcecado por animes e mangas pornográficos, e que recriava as histórias estuprando jovens garotas.
No Brasil antes da palavra Otaku se popularizar com um “hobby”, o termo introduzido pela colônia japonesa se dava no seu

sentido original a um “tratamento respeitoso na segunda pessoa, literalmente sua casa e sua família”. Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis (qualquer pessoa que deixa sua terra natal para trabalhar temporariamente em outra região ou país), ocorrida no final da década de 80, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou. A popularização do termo, e em certa medida até mesmo dos animês e dos mangás no país se deu graças à primeira revista especializada de animes e mangás no Brasil — a Animax.
Por fim, agora no século XXI há quem diga que ser otaku é tomar “muppy” e assistir Naruto, mas não é bem assim; quem se expressa dessa maneira alem de estar e

nganado se da a uma mente totalmente “ignorante” a respeito do termo Otaku.Um Otaku adora assistir diversos animes, costuma ler vários mangas e adora discutir sobre os mesmos fundamentando suas respostas. Nunca deixam de ver/ler um clássico; adora cultura oriental e suas vertentes. Há quem ache que poucas pessoas se interessam ao assunto, quem provavelmente pensa assim está muito enganado, existem diversas convenções de otakus que chegam a reunir milhões de pessoas para conversar sobre o que eles mais gostam, animes e mangas, e há fãs que levam muito mais a sério essas convenções; por incivil que pareça esses fãs vão a caráter do personagem que os mesmos se identificam, os famosos cosplay.
Nenhum comentário:
Postar um comentário